RAMIREZ,
Artemio; WALTHER, Joseph. B; BURGOON, Judee. K; SUNNAFRANK, Michael. Information-Seeking
Strategies, Uncertaint, and Computer-Mediated Communication - Toward a Conceptual Model. Human
Communication Research, 2002, (p. 213-228).
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Por
João Pedro Pitombo, Lorena Souza e Wladimir Pinheiro
SOBRE OS AUTORES
Artemio Ramirez Jr. (Ph.D., University of Arizona, 2000) é um professor assistente de comunicação
na Universidade de Minnesota, Duluth.
Joseph B.
Walther (Ph.D., University of Arizona, 1990) é um professor associado de
comunicação no Rensselaer Polytechnic Institute.
Judee K. Burgoon
(Ed.D., West Virginia University, 1974) é um professor de comunicação e estudos
de família e diretor de pesquisa de comunicação humana, no Centro de Gestão da
Informação da
Universidade do Arizona.
Michael Sunnafrank (Ph.D., University
MichiganState, 1979) é um professor de comunicação da Universidade de
Minnesota, Duluth.
OBJETIVO
DO ARTIGO
O objetivo
principal deste artigo é discutir estratégias e identificar os fatores que
influenciam na seleção de alternativas, na busca de informações sociais através de
Comunicação Mediada por Computador (CMC) e incorporá-las em um modelo
conceitual.
O artigo discute
estratégias alternativas, assim como expõem as estratégias existentes,
utilizadas pelos indivíduos em CMC para adquirir informação dos seus alvos.
ARGUMENTAÇÃO
CENTRAL: As pesquisas anteriores não dão conta de entender
como acontece a busca de informação na CMC e nas novas mídias. Então, é
necessário identificar os fatores que influenciam a busca de informação social
nos meios virtuais; quais as estratégias utilizadas pelos indivíduos, para
buscar informações de terceiros, gerando assim uma proposta de modelo
conceitual para busca de informação na CMC e novas mídias.
TÓPICO
1 – PESQUISAS DE INFORMAÇÃO E CORRENTE TÉORICA
Neste tópico os
autores pontuam que as teorias
iniciais que abordam o processo de comunicação dos indivíduos,
deixaram de considerar o papel ativo destes no processo. O autor esclarece que
as teorias que Culnanand Markus (1987), tinha como hipótese que no meio
on-line, as relações eram mecânicas e deixavam de perceber o outro no seu íntimo. Sendo assim, estas perspectivas supõem que
o índice de incerteza quanto ao outro e
a capacidade de adquirir informação social é limitada, pois o meio
on-line elimina ou reduz o sinais não-verbais e contextuais.
Os autores pontuam
abordagens mais recentes que tendem a estudar o comportamento de busca de
informações. São as perspectivas teóricas:
·
SIDE – modelo de identificação /
individuação-social: aborda como indivíduos em CMC se ajustam cognitivamente
para formar impressões sobre os outros, com informações mínimas (Lea &
Spears, 1992, 1995).
·
SIPT – teoria de processamento de
informações sociais: esta teoria propõe que os indivíduos não se limitam a
mensagens convencionais de conteúdo ou linguística, mas também, recorrem a
fatores chronemic disponíveis, incrementando
suas mensagens com conteúdos de informação social.
·
Perspectiva hiperpessoal – “propõe que
os receptores se envolvam em processos atribucionais para reduzir a incerteza
e, ao fazê-lo, são susceptíveis de fazer atribuições exageradas baseadas em informações
limitadas.” (tradução livre, p. 216).
Os autores
pontuam que estes modelos e a perspectiva propõem
explicações para a busca de
informação em CMC, porém as informações obtidas ainda não são claras.
TÓPICO
2 - RUMO A UM MODELO CONCEITUAL DE INFORMAÇÃO
SOCIAL
Neste tópico o
artigo irá abordar possíveis estratégias para adquirir informação na CMC e nas
novas mídias. A partir de então, os
autores tentam formular um modelo de busca que envolva todos os processos para
chagar ao objetivo.
A incerteza
nesta sessão é conceituada como “um estado cognitivo com base na discrepância
entre a informação desejada ou a qualidade do que adquiriu. A incerteza é
vista como um medidor para controlar a
eficácia na busca de informação”( tradução livre, p. 217).
Ainda neste
tópico os autores sugerem três hipóteses
centrais para traçar um quadro geral da busca de informação na CMC.
1º A busca por
informação se dar por um objetivo ou por objetivos, ou seja, esta busca não
acontece do nada e para o nada.
2º Algumas buscas necessitam de interação humana
e outras não; quanto mais importante o objetivo a ser alcançado maior o número
de estratégias empregadas pelo indivíduo
na CMC.
3º Na CMC o indivíduo é livre para buscara informação
da forma que desejar, o que muitas vezes são indisponíveis na face-a-face.
TÓPICO
3 – ESTRATÉGIAS DE BUSCA DE INFORMAÇÕES NO CMC E NOVAS MÍDIAS
Neste tópico os autores
irão propor três tipos de estratégias
para adquirir informação. São elas:
Estratégias
interativas: interação direta entre o comunicador e o
destino desejado. Os autores pontuam que neste processo diferentes táticas são
decretadas para obter a informação desejada. O comunicador pode: interrogar o
alvo, divulgar informações destinadas a provocar a divulgação recíproca ou torna
a meta menos tensa, como uma forma de adquirir informação.
Estratégias
ativas: nesta
estratégia há aquisição de informação
através de outros indivíduos, mas não há interação com o alvo. O indivíduo que busca a informação utiliza de
fontes de informação, ou seja, sujeitos
ligados ao alvo para adquirir informação do mesmo. Esta troca de informação com terceiros pode
acontecer, por exemplo, por e-mail ou
bate-papo.
Estratégias
passivas: as informações são adquiridas através de observação
passiva, ou seja, o indivíduo que busca pela informação não interage com o
meio, somente observa. Os autores exemplificam com o uso do Cco (cópia oculta)
de e-mails que permite uma observação “às escondidas”.
TÓPICO
4 – FATORES QUE INFLUENCIAM A SELEÇÃO DE ESTRATÉGIAS
Fatores
relacionados ao comunicador: aspectos relacionados às
características da personalidade do indivíduo que busca a informação. Este
usaria de atribuições pessoais na utilização de estratégias.
Fatores
relacionados à situação/contexto: fatores externos podem
influenciar na seleção de estratégias, como: tempo disponível, hora do dia ou
distância física.
Fatores
relacionados à meta: as estratégias usadas vão depender da
meta que o indivíduo almeja.
Fatores
relacionados à informação: inclui quantidade de informação
desejada, qualidades associadas e se as necessidades de informação são amplamente definidas.
Fatores
relacionados à tecnologia: fatores relacionados à eficácia da
tecnologia, se esta contribuiu para busca de informação e se é eficiente,
eficaz e fácil de utilizar.
TÓPICO
5 – DIFERENÇAS DE BUSCA POR INFORMAÇÃO E OBSERVADOR PARTICIPANTE
A diferença
básica entre a busca de informação interativa
e a busca de informação participativa
é que na primeira há interação ativa do observador e na segunda o
observador mantém observações discretas para com o alvo. “ Estas posições
diferentes em interação têm implicações importantes para não só com a
informação que é adquirida, mas também como ela é processada e avaliada (...)
e, por sua vez, para formação de impressões e desenvolvimento do relacionamento”
(tradução livre, p. 224).
Os autores
pontuam que “a busca de informação na CMC e as novas
mídias podem aumentar o nosso conhecimento em pelo menos duas direções
teoricamente importante”(tradução livre, p. 225). Em Primeiro lugar, a busca de informação passiva pode ser a
primeira forma de estratégia utilizada
pelo indivíduo que busca informação, sendo que depois de avaliar as informações
adquiridas e começar a formular impressões do alvo, ele pode mudar para
estratégia interativa. Em segundo lugar, a busca de informação acontece através
de comportamentos interligados e estratégias que podem ser únicas, múltiplas,
seqüenciais e/ou simultâneas.
TÓPICO 6 – CONCLUSÃO
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