terça-feira, 1 de maio de 2012

Fichamento - Autoapresentação e gerenciamento de impressões em redes sociais digitais 2/3

RAMIREZ, Artemio; WALTHER,  Joseph. B;  BURGOON, Judee. K; SUNNAFRANK, Michael. Information-Seeking Strategies, Uncertaint, and Computer-Mediated Communication  - Toward a Conceptual Model. Human Communication Research, 2002, (p. 213-228).

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Por João Pedro Pitombo, Lorena Souza e Wladimir Pinheiro

SOBRE OS AUTORES

Artemio Ramirez Jr. (Ph.D., University of Arizona, 2000) é um professor assistente de comunicação na Universidade de Minnesota, Duluth.

Joseph B. Walther (Ph.D., University of Arizona, 1990) é um professor associado de comunicação no Rensselaer Polytechnic Institute.

Judee K. Burgoon (Ed.D., West Virginia University, 1974) é um professor de comunicação e estudos de família e diretor de pesquisa de comunicação humana, no Centro de Gestão da
Informação da Universidade do Arizona.

Michael Sunnafrank (Ph.D., University MichiganState, 1979) é um professor de comunicação da Universidade de Minnesota, Duluth.

OBJETIVO DO ARTIGO
O objetivo principal deste artigo é discutir estratégias e identificar os fatores que influenciam na seleção de alternativas,  na  busca de informações sociais através de Comunicação Mediada por Computador (CMC) e incorporá-las em um modelo conceitual.
O artigo discute estratégias alternativas, assim como expõem as estratégias existentes, utilizadas pelos indivíduos em CMC para adquirir informação dos seus alvos.

ARGUMENTAÇÃO CENTRAL: As pesquisas anteriores não dão conta de entender como acontece a busca de informação na CMC e nas novas mídias. Então, é necessário identificar os fatores que influenciam a busca de informação social nos meios virtuais; quais as estratégias utilizadas pelos indivíduos, para buscar informações de terceiros, gerando assim uma proposta de modelo conceitual para busca de informação na CMC e novas mídias.

TÓPICO 1 – PESQUISAS DE INFORMAÇÃO E CORRENTE TÉORICA
Neste tópico os autores pontuam que  as teorias iniciais  que abordam  o processo de comunicação dos indivíduos, deixaram de considerar o papel ativo destes no processo. O autor esclarece que as teorias  que Culnanand  Markus (1987), tinha como hipótese que no meio on-line, as relações eram mecânicas e deixavam de perceber o outro no seu íntimo.  Sendo assim, estas perspectivas  supõem que  o índice de incerteza quanto ao outro e  a capacidade de adquirir informação social é limitada, pois o meio on-line elimina ou reduz o sinais não-verbais e contextuais.
Os autores pontuam abordagens mais recentes que tendem a estudar o comportamento de busca de informações. São as perspectivas teóricas:
·         SIDE – modelo de identificação / individuação-social: aborda como indivíduos em CMC se ajustam cognitivamente para formar impressões sobre os outros, com informações mínimas (Lea & Spears, 1992, 1995).
·         SIPT – teoria de processamento de informações sociais: esta teoria propõe que os indivíduos não se limitam a mensagens convencionais de conteúdo ou linguística, mas também, recorrem a fatores chronemic disponíveis, incrementando suas mensagens com conteúdos de informação social.
·         Perspectiva hiperpessoal – “propõe que os receptores se envolvam em processos atribucionais para reduzir a incerteza e, ao fazê-lo, são susceptíveis de fazer atribuições exageradas baseadas em informações limitadas.” (tradução livre, p. 216).
Os autores pontuam que estes modelos e a perspectiva  propõem  explicações para  a busca de informação em CMC, porém as informações obtidas ainda não são claras.

TÓPICO 2 -  RUMO A UM MODELO CONCEITUAL DE INFORMAÇÃO SOCIAL
Neste tópico o artigo irá abordar possíveis estratégias para adquirir informação na CMC e nas novas  mídias. A partir de então, os autores tentam formular um modelo de busca que envolva todos os processos para chagar ao objetivo.  
A incerteza nesta sessão é conceituada como “um estado cognitivo com base na discrepância entre a informação desejada ou a qualidade do que adquiriu. A incerteza é vista  como um medidor para controlar a eficácia na busca de informação”( tradução livre, p. 217).
Ainda neste tópico os autores sugerem três hipóteses  centrais para traçar um quadro geral da busca de informação na CMC.
1º A busca por informação se dar por um objetivo ou por objetivos, ou seja, esta busca não acontece do nada e para o nada.
2º  Algumas buscas necessitam de interação humana e outras não; quanto mais importante o objetivo a ser alcançado maior o número de estratégias  empregadas pelo indivíduo na CMC.
3º Na CMC  o indivíduo é livre para buscara informação da forma que desejar, o que muitas vezes são indisponíveis na face-a-face.

TÓPICO 3 – ESTRATÉGIAS DE BUSCA DE INFORMAÇÕES NO CMC E NOVAS MÍDIAS
Neste tópico os autores irão propor  três tipos de estratégias para adquirir informação. São elas:
Estratégias interativas:  interação direta entre o comunicador e o destino desejado. Os autores pontuam que neste processo diferentes táticas são decretadas para obter a informação desejada. O comunicador pode: interrogar o alvo, divulgar informações destinadas a provocar a divulgação recíproca ou torna a meta menos tensa, como uma forma de adquirir informação.

Estratégias ativas:  nesta estratégia  há aquisição de informação através de outros indivíduos, mas não há interação com o alvo.  O indivíduo que busca a informação utiliza de fontes de informação, ou  seja, sujeitos ligados ao alvo para adquirir informação do mesmo.  Esta troca de informação com terceiros pode acontecer, por exemplo, por  e-mail ou bate-papo.

Estratégias passivas: as informações são adquiridas através de observação passiva, ou seja, o indivíduo que busca pela informação não interage com o meio, somente observa. Os autores exemplificam com o uso do Cco (cópia oculta) de e-mails que permite uma observação “às escondidas”.

TÓPICO 4 – FATORES QUE INFLUENCIAM A SELEÇÃO DE ESTRATÉGIAS
Fatores relacionados ao comunicador: aspectos relacionados às características da personalidade do indivíduo que busca a informação. Este usaria de atribuições pessoais na utilização de estratégias.
Fatores relacionados à situação/contexto: fatores externos podem influenciar na seleção de estratégias, como: tempo disponível, hora do dia ou distância física.
Fatores relacionados à meta: as estratégias usadas vão depender da meta que o indivíduo almeja.
Fatores relacionados à informação: inclui quantidade de informação desejada, qualidades associadas e se as necessidades  de informação são amplamente definidas.
Fatores relacionados à tecnologia: fatores relacionados à eficácia da tecnologia, se esta contribuiu para busca de informação e se é eficiente, eficaz e fácil de utilizar.

TÓPICO 5 – DIFERENÇAS DE BUSCA POR INFORMAÇÃO E OBSERVADOR PARTICIPANTE
A diferença básica entre a busca de informação interativa  e a busca de informação participativa  é que na primeira há interação ativa do observador e na segunda o observador mantém observações discretas para com o alvo. “ Estas posições diferentes em interação têm implicações importantes para não só com a informação que é adquirida, mas também como ela é processada e avaliada (...) e, por sua vez, para formação de impressões e desenvolvimento do relacionamento” (tradução livre, p. 224).  
Os autores pontuam  que   “a busca de informação na CMC e as novas mídias podem aumentar o nosso conhecimento em pelo menos duas direções teoricamente importante”(tradução livre, p. 225). Em  Primeiro lugar,   a busca de informação passiva pode ser a primeira  forma de estratégia utilizada pelo indivíduo que busca informação, sendo que depois de avaliar as informações adquiridas e começar a formular impressões do alvo, ele pode mudar para estratégia interativa. Em segundo lugar, a busca de informação acontece através de comportamentos interligados e estratégias que podem ser únicas, múltiplas, seqüenciais e/ou simultâneas. 

TÓPICO  6 – CONCLUSÃO

Com o modelo proposto pelo artigo, os autores tentam expor as necessidades, que para eles, as pesquisas anteriores não conseguiram suprir. Necessidades estas de se entender e comparar os efeitos e a eficácia da busca de informações em CMC e novas mídias, e as estratégias utilizadas para alcançar o alvo, o objetivo.



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