PROGRAMAÇÃO DAS AULAS:
Módulo 02
11/05 – Redes Sociais Digitais, espetáculo,
exposição e intimidade
Responsáveis: Thais e Marcel
Referências
Básicas:
·
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como
espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
·
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Editora
Contraponto, 1997.
Referências
Complementares:
·
Obs: no módulo II serão usados como textos complementares materiais
publicados em periódicos informativos (jornais, revistas, impressos ou online) acerca
dos fenômenos ocorridos e/ou repercutidos no cenário das redes sociais. Diante
desta característica, tais textos serão escolhidos e distribuídos com uma
semana de antecedência, de modo a permitir a leitura e ao mesmo tempo manter um
vínculo entre os textos teóricos e abordagens recentes publicizadas em veículos
de comunicação informativos.
18/05 – Redes Sociais Digitais, memória e esquecimento
Responsáveis:
Flora e Samantha
Referências Básicas:
·
BELL,
Gordon; GEMMELL, Jim. O futuro da memória: total recall. Rio de Janeiro:
Campus/Elsevier, 2010. pp.03-59
·
MAYER-SHONBERGER, Viktor. Delete: the virtue of
forgetting in the digital age. Princeton: Princeton University
Press, 2009. pp. 16-49; 92-127.
25/05 - Redes Sociais Digitais e novas
formas de sociabilidade
Responsáveis: Gilberto, André e Silvia
Referências
Básicas:
·
BAYM, Nancy. Personal
conections in the digital age. Cambridge: Polity Press, 2010, 2011. Cap. 1, 2,
4 e 5.
- KIRKPATRICK, David. O efeito Facebook: os bastidores da história da empresa que conecta o mundo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011. pp 77-96.
01/06 - Redes Sociais Digitais: o caso
Twitter
Responsáveis:
Lise e Roberto
Referência
Básica:
·
SANTAELLA, Lucia; LEMOS, Renata. A cognição conectiva do Twitter. São
Paulo: Paullus, 2010. Capítulos 5, 6 e 7.
08/06 - Redes Sociais Digitais e esfera
pública: movimentos sociais, ciberativismo e agenda setting
Responsáveis: Leila e Andrea
Referências
Básicas:
·
FENTON, Natalie. New media,
old news: journalism and democracy in
the digital age. London :
Routledge, 2011.
·
STALDER, Felix. Ciberativismo: Anonymous, a contestação mascarada. Le
Monde Diplomatique Brasil, 2012. fev. ano 5, n. 55. pp 34-35.
15/06 - COMPOS - não haverá
aula
22/06 - Redes Sociais Digitais e novas
formas de narrativas
Responsáveis: Lorena e Felippe
Referências
Básicas:
·
COUTO, Edvaldo Souza; ROCHA, Telma. A vida no Orkut:
narrativas e aprendizagens nas redes sociais. Salvador: Edufba, 2010. pp 13-55.
·
CASTRO, Nely
Mesquita. Diário – Destino: delete! Piauí, n. 60, set.
2011, ano 5, pp 18-20.
29/06 - Redes Sociais Digitais e marcas: a
sedução do consumidor em rede
Responsáveis: Wladimir e João Pedro
Referências
Básicas:
·
VAN PEBORGH, Ernesto. Odissea 2.0: las marcas en los medios sociales. Buenos Aires: La Crujía , 2010.
06/07 – Redes Sociais Digitais, fama e
anonimato
Responsáveis: Fernanda e Pedro
Referências
Básicas:
·
MARSHALL, David P. The
promotion and presentation of the self:
celebrity as marker of presentational media. In : Celebrity Studies. v. 1, n.
1, march 2010. pp 35-48.
- NUNN, Heather; BIRESSI, Anita. “A trust betrayed”: Celebrity and the work of emotion. In : Celebrity Studies. v. 1, n. 1, march 2010. pp 49-64.
Nenhum comentário:
Postar um comentário