segunda-feira, 21 de maio de 2012

COM 544 - Cronograma de apresentações - Módulo II


PROGRAMAÇÃO DAS AULAS:
Módulo 02
11/05 – Redes Sociais Digitais, espetáculo, exposição e intimidade
         Responsáveis: Thais e Marcel           
Referências Básicas:
·         SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
·         DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 1997.
Referências Complementares:
·         Obs: no módulo II serão usados como textos complementares materiais publicados em periódicos informativos (jornais, revistas, impressos ou online) acerca dos fenômenos ocorridos e/ou repercutidos no cenário das redes sociais. Diante desta característica, tais textos serão escolhidos e distribuídos com uma semana de antecedência, de modo a permitir a leitura e ao mesmo tempo manter um vínculo entre os textos teóricos e abordagens recentes publicizadas em veículos de comunicação informativos.  

18/05 – Redes Sociais Digitais, memória e esquecimento
            Responsáveis: Flora e Samantha
            Referências Básicas:
·         BELL, Gordon; GEMMELL, Jim. O futuro da memória: total recall. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2010. pp.03-59

·         MAYER-SHONBERGER, Viktor. Delete: the virtue of forgetting in the digital age. Princeton: Princeton University Press, 2009. pp. 16-49; 92-127.


25/05 - Redes Sociais Digitais e novas formas de sociabilidade
            Responsáveis: Gilberto, André e Silvia
Referências Básicas:
·         BAYM, Nancy. Personal conections in the digital age. Cambridge: Polity Press, 2010, 2011. Cap. 1, 2, 4 e 5. 
  • KIRKPATRICK, David. O efeito Facebook: os bastidores da história da empresa que conecta o mundo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011. pp 77-96.

01/06 - Redes Sociais Digitais: o caso Twitter
            Responsáveis: Lise e Roberto
Referência Básica:
·         SANTAELLA, Lucia; LEMOS, Renata. A cognição conectiva do Twitter. São Paulo: Paullus, 2010. Capítulos 5, 6 e 7.  


08/06 - Redes Sociais Digitais e esfera pública: movimentos sociais, ciberativismo e agenda setting
            Responsáveis: Leila e Andrea
Referências Básicas:
·         FENTON, Natalie. New media, old news: journalism and democracy  in the digital age. London: Routledge, 2011.
·         STALDER, Felix. Ciberativismo: Anonymous, a contestação mascarada. Le Monde Diplomatique Brasil, 2012. fev. ano 5, n. 55. pp 34-35.

15/06 - COMPOS - não haverá aula

22/06 - Redes Sociais Digitais e novas formas de narrativas
            Responsáveis: Lorena e Felippe
Referências Básicas:
·         COUTO, Edvaldo Souza; ROCHA, Telma. A vida no Orkut: narrativas e aprendizagens nas redes sociais. Salvador: Edufba, 2010. pp 13-55.
·          CASTRO, Nely Mesquita. Diário – Destino: delete! Piauí, n. 60, set. 2011, ano 5, pp 18-20.

29/06 - Redes Sociais Digitais e marcas: a sedução do consumidor em rede
            Responsáveis: Wladimir e João Pedro
Referências Básicas:
·         VAN PEBORGH, Ernesto. Odissea 2.0: las marcas en los medios sociales. Buenos Aires: La Crujía, 2010.

06/07 – Redes Sociais Digitais, fama e anonimato
            Responsáveis: Fernanda e Pedro
Referências Básicas:
·         MARSHALL, David P. The promotion and presentation  of the self: celebrity as marker of presentational media. In : Celebrity Studies. v. 1, n. 1, march 2010. pp 35-48.

  • NUNN, Heather; BIRESSI, Anita. “A trust betrayed”: Celebrity and the work of emotion. In : Celebrity Studies. v. 1, n. 1, march 2010. pp 49-64.

Nenhum comentário:

Postar um comentário