WESTERMAN, David; HEIDE, Brandon; KLEIN, Katherine; WALTHER, Joseph. How
do people really seek information about others?: Information seeking across
Internet and traditional communication channels. Journal of Computer-Mediated Communication,
v.13, 2008 (p.751- 767)
___
Por João Pedro Pitombo,
Lorena Santos e Wladmir Pinheiro
Sobre os autores:
DAVID
WESTERMAN é Doutor pela Universidade Estadual de Michigan (EUA) e Professor Assistente
na Universidade da Virgínia Ocidental, em Morgantown. Desenvolve pesquisas
sobre como a tecnologia é empregada para alcançar metas, tanto numa esfera de
‘massa’ quanto em um nível ‘interpessoal’.
BRANDON
VAN DER HEIDE é Doutor pela Universidade Estadual de Michigan (EUA) e Professor
Assistente na Escola de Comunicação da Universidade Estadual de Ohio. Pesquisa
as formas de interação mediada por computador, tendo como foco o modo como as
pessoas formam e administram impressões a respeito das outras através das
tecnologias de comunicação.
KATHERINE A. KLEIN é Doutora pela Universidade do
Texas (EUA) e Professora na Universidade da Pensilvânia. Possui ampla pesquisa
nas áreas de liderança e psicologia organizacional, grupos e redes sociais,
implementação e inovação tecnológica.
JOSEPH WALTHER é Doutor pela Universidade do
Arizona (EUA) e Professor do Departamento de Comunicação da Universidade de
Michigan. Pesquisador da comunicação mediada por computador e das formas de
interação e níveis de relação através dos usos das tecnologias da comunicação.
Objetivos
do capítulo: A pesquisa descreve o modo como os indivíduos
utilizam os diferentes meios de comunicação no processo de busca de informação sobre
outros indivíduos. A partir da teoria de Stephens (2007) sobre os usos das
Tecnologias de Informação e Comunicação (ITC), buscou-se classificar os tipos
de usos empregados pelos indivíduos na busca por informações a respeitos de
pessoas em diferentes níveis de relacionamento. O texto examina ainda o papel
dos sites de redes sociais nesse processo de busca, bem como suas implicações
teóricas, já que estes foram frequentemente reportados como importante canal na
procura por informações interpessoais, tanto para alvos pouco conhecidos quanto
para os mais próximos da rede de relacionamentos.
Argumentação Central: Como as
pessoas buscam informações
sobre outras? Para analisar o modo como os indivíduos lançam mão das
tecnologias da comunicação para buscar informações a respeito de outros, 225
participantes responderam a um questionário. Segundo apontou resultado, grande
parte deles mostrou-se mais propenso a utilizar canais de comunicação onde não
poderiam ser reconhecidos para pesquisar informações sobre ‘alvos’ pouco
conhecidos. Por outro lado, esses mesmos participantes demonstraram uma maior
probabilidade de utilizar canais onde poderiam ser reconhecidos para buscar
informações de ‘alvos’ já conhecidos. A presente pesquisa, no entanto, alerta
que o número reduzido de análises descritivas aponta para uma lacuna na
literatura sobre Comunicação Mediada por Computador (CMC). Ainda segundo os
pesquisadores, embora haja um número cada vez maior de canais que as pessoas
possam escolher, é pequeno o número de estudos sobre o que leva as pessoas a
escolherem determinados canais para alcançar certos objetos interpessoais.
Antes de responder à pergunta inicial, a pesquisa analisa a Teoria da Redução
da Incerteza (Berger & Calabrese, 1975).
Tópico 1
- Teoria da Redução da Incerteza (URT): Um dos objetivos interpessoais
mais básicos é reduzir as incertezas sobre os outros, que enquanto formação das
impressões, pode ser visto como um processo de espelhamento para o
gerenciamento de impressões. A URT tenta explicar e prever como as pessoas
formam impressões a respeito dos outros e foca no processo de comunicação
interpessoal nas interações iniciais. O núcleo dessa teoria (URT) é de que a
principal preocupação quando as pessoas conhecem umas às outas é reduzir as
incertezas a respeito delas e dos outros, a fim de aumentar a previsibilidade
sobre o comportamento, tanto de si, quanto dos outros. Assim, quando em uma
situação há incertezas em relação a um indivíduo, aquele tenta reduzir as
ambiguidades daquela situação buscando informações pertinentes aquele
específico caso. Como um estudante que busca reduzir as incertezas sobre seus
professores buscando informações sobre aquelas pessoas de várias formas. Apesar
de ter sido originalmente formulada para analisar a interação interpessoal
inicial, a URT tem sido aplicada em diferentes níveis de interação e em
diversos tipos de relacionamento. As incertezas ocorrem em qualquer estágio da
interação mesmo naqueles relacionamentos mais próximos. Assim, a necessidade de
reduzir as incertezas sobre os outros não desaparece uma vez que você passa a
conhecê-la melhor, mas, ao contrário, é um processo, ora de aumento, ora de
redução dos níveis de incerteza. Vários estudos concordam que diferentes fontes
de informação podem reduzí-la, mas nenhuma esclarece o modo como os indivíduos
utilizam a diversidade de canais disponíveis para conhecer os outros. Uma abordagem
que pode ajudar é a Teoria da Sucessão de Informação e Comunicação Tecnológica.
Tópico 2
- ICT Teoria da Sucessão:
Stephens (2007) propõe um modelo de como a escolha do canal ocorre como
um processo, ao invés de analisa-la separadamente. Como parte desse modelo,
Stephens sugere que tarefas diferentes podem ser melhor cumpridas utilizando
diferentes canais. Nesse tópico, os autores apresentam as duas hipóteses
citadas na introdução da pesquisa. Hipótese 1: Canais que permitem que indivíduo
anonimamente busque informações sobre um alvo serão utilizados mais
frequentemente quando este alvo for menos conhecido pelo 'buscador'; Hipótese
2: Canais que exigem que o indivíduo seja identificável a um alvo serão
utilizados mais frequentemente quando este alvo for mais conhecido pelo
'buscador'. Então, é oferecida uma terceira hipótese: de que canais que
combinam ambos os tipos de atributos (como os sites de redes sociais: Facebook,
MySpace) serão utilizados para conhecer alvos mais ou menos conhecidos
Tópico 3 - Método: Nesse tópico, a pesquisa faz uma classificação por idade, sexo, ancestralidade, etc. dos estudantes que responderam ao questionário, bem como os procedimentos e medidas utilizados.
Tópico 4
- Resultados: Os dados fornecidos pela pesquisa comprovaram as
três hipóteses. Os canais que permitem que indivíduo mantenha o anonimato ao
procurar informações sobre um alvo serão utilizados mais frequentemente quando
este alvo for menos conhecido; Canais que exigem que o indivíduo seja
identificável a um alvo serão utilizados com maior frequência quando este alvo
for mais conhecido. E canais que combinam ambos os tipos de possibilidade, como
os sites de redes sociais, serão utilizados para buscar informações sobre os alvos
mais e menos conhecidos. Embora a utilidade dos grupos de canais fosse embasada
pelas hipóteses previstas, essas previsões ainda dizem muito pouco acerca de
quão útil cada canal é de verdade. Alguns canais são utilizados para buscar
informações sociais através dos alvos relacionais. Aí estão incluídos SMSs e
usar outras pessoas para obter informações. Sites de redes sociais, como o
Facebook e MySpace são considerados úteis, exceto para buscar informações sobre
membros da família. Isso pode ter relação com o fato de que esses sites são
principalmente utilizados por estudantes e universitários, embora sua
popularidade tenha recentemente estendido seu uso a outras populações. Assim,
muitos dos familiares ainda não estão presentes nestes sites. Estudos futuros
poderiam examinar porque SRS são utilizados e como as impressões sobre outras
pessoas são formadas nesses sites.
Tópico 5 - Implicações Teóricas: Embora Teoria da Sucessão de
Stephens (2007) tenha sido desenvolvida com foco nas tarefas organizacionais,
sua aplicação às relações interpessoais se mostrou bastante útil. Essa
abordagem pode ajudar a explicar e prever qual canal poderá ser utilizado na
busca por informação interpessoal. Porém, sua aplicação não pode ser feita sem
uma reflexão anterior, já que algumas de suas proposições não se aplicam
necessariamente à esfera interpessoal. O texto conclui que as abordagens que os
buscadores de informações usam para avaliar a veracidade das informações online
estão apenas começando a ser exploradas.
Tópico 6
- Limitações e Direcionamentos Futuros: Como ocorre em todos os
estudos, a pesquisa atual tem limitações, e uma delas gira em torno de tentar
medir a probabilidade. Os 225 participantes foram solicitados a classificar a
probabilidade de uso de cada canal para obter informações sobre uma variedade
de pessoas diferentes. Embora útil este método baseada na graduação pode não
refletir com precisão o comportamento real dos participantes. Em vez de ratings
hipotéticos, as pessoas poderiam recordar experiências já vividas na busca por
informações interpessoais. Também poderiam ser usados experimentos em que as
pessoas seriam solicitadas a encontrar informações sobre determinadas pessoas a
partir das opções de canais, e, assim, observar as escolhas de cada um. Outra possível limitação é relativa à população
escolhida para participar da enquete. Kim, Kim, Park and Rice (2007) utilizou
estudantes universitários que diziam se comunicar com as pessoas utilizando
determinada variedade de canais. Entretanto, isso não é verdade para todos os
grupos.
Tópico 7
- Conclusão: Esta
pesquisa é, segundo os autores, uma tentativa inicial de entender como as
pesosas usam a variedade de canais à sua disposição para buscar informações
sobre os outros. Os dados sugerem que as pessoas usam uma variedade de canais
e, estes métodos diferem em relação ao tipo de alvo sobre o qual se está
buscando informações. A pesquisa aponta para uma necessidade de refinar a
redução de incertezas em relação ao uso da internet e de outros canais. Destaca
ainda a necessidade de estabelecer os limites das principais teorias na
Comunicação Mediada por Computador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário