terça-feira, 1 de maio de 2012

Fichamento - Autoapresentação e gerenciamento de impressões em redes sociais digitais 2/3

WESTERMAN, David; HEIDE, Brandon; KLEIN, Katherine; WALTHER, Joseph. How do people really seek information about others?: Information seeking across Internet and traditional communication channels. Journal of Computer-Mediated Communication, v.13, 2008 (p.751- 767)

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Por João Pedro Pitombo, Lorena Santos e Wladmir Pinheiro


Sobre os autores:
DAVID WESTERMAN é Doutor pela Universidade Estadual de Michigan (EUA) e Professor Assistente na Universidade da Virgínia Ocidental, em Morgantown. Desenvolve pesquisas sobre como a tecnologia é empregada para alcançar metas, tanto numa esfera de ‘massa’ quanto em um nível ‘interpessoal’.

BRANDON VAN DER HEIDE é Doutor pela Universidade Estadual de Michigan (EUA) e Professor Assistente na Escola de Comunicação da Universidade Estadual de Ohio. Pesquisa as formas de interação mediada por computador, tendo como foco o modo como as pessoas formam e administram impressões a respeito das outras através das tecnologias de comunicação.

KATHERINE A. KLEIN é Doutora pela Universidade do Texas (EUA) e Professora na Universidade da Pensilvânia. Possui ampla pesquisa nas áreas de liderança e psicologia organizacional, grupos e redes sociais, implementação e inovação tecnológica.

JOSEPH WALTHER é Doutor pela Universidade do Arizona (EUA) e Professor do Departamento de Comunicação da Universidade de Michigan. Pesquisador da comunicação mediada por computador e das formas de interação e níveis de relação através dos usos das tecnologias da comunicação.

Objetivos do capítulo: A pesquisa descreve o modo como os indivíduos utilizam os diferentes meios de comunicação no processo de busca de informação sobre outros indivíduos. A partir da teoria de Stephens (2007) sobre os usos das Tecnologias de Informação e Comunicação (ITC), buscou-se classificar os tipos de usos empregados pelos indivíduos na busca por informações a respeitos de pessoas em diferentes níveis de relacionamento. O texto examina ainda o papel dos sites de redes sociais nesse processo de busca, bem como suas implicações teóricas, já que estes foram frequentemente reportados como importante canal na procura por informações interpessoais, tanto para alvos pouco conhecidos quanto para os mais próximos da rede de relacionamentos.

Argumentação Central: Como as pessoas buscam informações sobre outras? Para analisar o modo como os indivíduos lançam mão das tecnologias da comunicação para buscar informações a respeito de outros, 225 participantes responderam a um questionário. Segundo apontou resultado, grande parte deles mostrou-se mais propenso a utilizar canais de comunicação onde não poderiam ser reconhecidos para pesquisar informações sobre ‘alvos’ pouco conhecidos. Por outro lado, esses mesmos participantes demonstraram uma maior probabilidade de utilizar canais onde poderiam ser reconhecidos para buscar informações de ‘alvos’ já conhecidos. A presente pesquisa, no entanto, alerta que o número reduzido de análises descritivas aponta para uma lacuna na literatura sobre Comunicação Mediada por Computador (CMC). Ainda segundo os pesquisadores, embora haja um número cada vez maior de canais que as pessoas possam escolher, é pequeno o número de estudos sobre o que leva as pessoas a escolherem determinados canais para alcançar certos objetos interpessoais. Antes de responder à pergunta inicial, a pesquisa analisa a Teoria da Redução da Incerteza (Berger & Calabrese, 1975).

Tópico 1 - Teoria da Redução da Incerteza (URT): Um dos objetivos interpessoais mais básicos é reduzir as incertezas sobre os outros, que enquanto formação das impressões, pode ser visto como um processo de espelhamento para o gerenciamento de impressões. A URT tenta explicar e prever como as pessoas formam impressões a respeito dos outros e foca no processo de comunicação interpessoal nas interações iniciais. O núcleo dessa teoria (URT) é de que a principal preocupação quando as pessoas conhecem umas às outas é reduzir as incertezas a respeito delas e dos outros, a fim de aumentar a previsibilidade sobre o comportamento, tanto de si, quanto dos outros. Assim, quando em uma situação há incertezas em relação a um indivíduo, aquele tenta reduzir as ambiguidades daquela situação buscando informações pertinentes aquele específico caso. Como um estudante que busca reduzir as incertezas sobre seus professores buscando informações sobre aquelas pessoas de várias formas. Apesar de ter sido originalmente formulada para analisar a interação interpessoal inicial, a URT tem sido aplicada em diferentes níveis de interação e em diversos tipos de relacionamento. As incertezas ocorrem em qualquer estágio da interação mesmo naqueles relacionamentos mais próximos. Assim, a necessidade de reduzir as incertezas sobre os outros não desaparece uma vez que você passa a conhecê-la melhor, mas, ao contrário, é um processo, ora de aumento, ora de redução dos níveis de incerteza. Vários estudos concordam que diferentes fontes de informação podem reduzí-la, mas nenhuma esclarece o modo como os indivíduos utilizam a diversidade de canais disponíveis para conhecer os outros. Uma abordagem que pode ajudar é a Teoria da Sucessão de Informação e Comunicação Tecnológica.

Tópico 2 - ICT Teoria da Sucessão:
Stephens (2007) propõe um modelo de como a escolha do canal ocorre como um processo, ao invés de analisa-la separadamente. Como parte desse modelo, Stephens sugere que tarefas diferentes podem ser melhor cumpridas utilizando diferentes canais. Nesse tópico, os autores apresentam as duas hipóteses citadas na introdução da pesquisa. Hipótese 1: Canais que permitem que indivíduo anonimamente busque informações sobre um alvo serão utilizados mais frequentemente quando este alvo for menos conhecido pelo 'buscador'; Hipótese 2: Canais que exigem que o indivíduo seja identificável a um alvo serão utilizados mais frequentemente quando este alvo for mais conhecido pelo 'buscador'. Então, é oferecida uma terceira hipótese: de que canais que combinam ambos os tipos de atributos (como os sites de redes sociais: Facebook, MySpace) serão utilizados para conhecer alvos mais ou menos conhecidos

Tópico 3 - Método: Nesse tópico, a pesquisa faz uma classificação por idade, sexo, ancestralidade, etc. dos estudantes que responderam ao questionário, bem como os procedimentos e medidas utilizados.

Tópico 4 - Resultados: Os dados fornecidos pela pesquisa comprovaram as três hipóteses. Os canais que permitem que indivíduo mantenha o anonimato ao procurar informações sobre um alvo serão utilizados mais frequentemente quando este alvo for menos conhecido; Canais que exigem que o indivíduo seja identificável a um alvo serão utilizados com maior frequência quando este alvo for mais conhecido. E canais que combinam ambos os tipos de possibilidade, como os sites de redes sociais, serão utilizados para buscar informações sobre os alvos mais e menos conhecidos. Embora a utilidade dos grupos de canais fosse embasada pelas hipóteses previstas, essas previsões ainda dizem muito pouco acerca de quão útil cada canal é de verdade. Alguns canais são utilizados para buscar informações sociais através dos alvos relacionais. Aí estão incluídos SMSs e usar outras pessoas para obter informações. Sites de redes sociais, como o Facebook e MySpace são considerados úteis, exceto para buscar informações sobre membros da família. Isso pode ter relação com o fato de que esses sites são principalmente utilizados por estudantes e universitários, embora sua popularidade tenha recentemente estendido seu uso a outras populações. Assim, muitos dos familiares ainda não estão presentes nestes sites. Estudos futuros poderiam examinar porque SRS são utilizados e como as impressões sobre outras pessoas são formadas nesses sites.

Tópico 5 - Implicações Teóricas: Embora Teoria da Sucessão de Stephens (2007) tenha sido desenvolvida com foco nas tarefas organizacionais, sua aplicação às relações interpessoais se mostrou bastante útil. Essa abordagem pode ajudar a explicar e prever qual canal poderá ser utilizado na busca por informação interpessoal. Porém, sua aplicação não pode ser feita sem uma reflexão anterior, já que algumas de suas proposições não se aplicam necessariamente à esfera interpessoal. O texto conclui que as abordagens que os buscadores de informações usam para avaliar a veracidade das informações online estão apenas começando a ser exploradas.


Tópico 6 - Limitações e Direcionamentos Futuros: Como ocorre em todos os estudos, a pesquisa atual tem limitações, e uma delas gira em torno de tentar medir a probabilidade. Os 225 participantes foram solicitados a classificar a probabilidade de uso de cada canal para obter informações sobre uma variedade de pessoas diferentes. Embora útil este método baseada na graduação pode não refletir com precisão o comportamento real dos participantes. Em vez de ratings hipotéticos, as pessoas poderiam recordar experiências já vividas na busca por informações interpessoais. Também poderiam ser usados experimentos em que as pessoas seriam solicitadas a encontrar informações sobre determinadas pessoas a partir das opções de canais, e, assim, observar as escolhas de cada um.  Outra possível limitação é relativa à população escolhida para participar da enquete. Kim, Kim, Park and Rice (2007) utilizou estudantes universitários que diziam se comunicar com as pessoas utilizando determinada variedade de canais. Entretanto, isso não é verdade para todos os grupos.

Tópico 7 - Conclusão:  Esta pesquisa é, segundo os autores, uma tentativa inicial de entender como as pesosas usam a variedade de canais à sua disposição para buscar informações sobre os outros. Os dados sugerem que as pessoas usam uma variedade de canais e, estes métodos diferem em relação ao tipo de alvo sobre o qual se está buscando informações. A pesquisa aponta para uma necessidade de refinar a redução de incertezas em relação ao uso da internet e de outros canais. Destaca ainda a necessidade de estabelecer os limites das principais teorias na Comunicação Mediada por Computador.

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