domingo, 15 de abril de 2012

Autoapresentação e gerenciamento de impressões

DONATH, J; BOYD, D. Public displays of connection. BT Technology Journal, 22 (4), 2004, (p. 71-82).



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Por Gilberto Coelho e André Neves

Sobre as autoras:
JUDITH DONATH é presidente do Media Lab’s Sociable Media Group, onde são explorados os lados sociais da informática, a construção de interfaces inovadoras para as comunidades online, identidades virtuais mediadas por computador e  ascolaborações que surgiram com a convergência da computação e comunicação. Ela recebeu o mestrado e doutorado em media arts e sciencs pelo Mit. Ela já atuou como designer e construtora de softwares educacionais e meios experimentais.

DANAH BOYD é uma estudante do Pós Doutorado em Gestão da Informação na Universidade de Berkeley. Seu objeto de estudo é o Friendster e blogs para entender como as pessoas negociam sua auto-apresentação para um público desconhecido.
Danah Boyd já estudou Ciências da Computação na Universidade de Brown e Mídias Sociais no MIT Media Lab.

Objetivos do capítulo: O objetivo do capítulo é abordar o real motivo pelo qual as pessoas se propõem a criar perfis em sites de relacionamento tornando pública a sua imagem. Através desta, é possível constituir uma série de conexões que vão de contatos profissionais a relações sentimentais. Debate-se ainda a percepção que as pessoas possuem acerca da identidade do outro na esfera público-digital e quais as implicações e diferenças nas relações construídas através dos meios tradicionais.

Argumentação Central: Os sites de redes sociais tem como principal objetivo conectar pessoas e estabelecer relações com base nos interesses de cada um. Parte-se do princípio de que existe uma necessidade humana de cada vez mais expandir suas conexões, e que os sites de redes sociais se encaixam perfeitamente nesse cenário devido a sua facilidade de construir tal relações. Diante desse novo fator, é possível observar uma nova maneira de se relacionar com o próximo, uma vez que existem novas plataformas para se comunicar e interagir.
É importante lembrar que cada site de rede social possui uma maneira específica para a construção e criação de um perfil, o que torna cada plataforma única e com objetivos e funções diferenciados.

Tópico 1 – O que as demonstrações públicas dizem: Existem diversas maneiras para se expressar suas conexões no mundo real. Elas podem ser expressas a partir de status social, gostos musicais, ideologias, ramo de atividades, hobbys e etc. Tais ações quando expostas podem dar indícios da personalidade da pessoa, uma vez que servem para que o indivíduo se posicione na sociedade. A própria autora diz que essas manifestações têm diversas finalidades, como por exemplo, citar o nome de alguma personalidade para impressionar o ouvinte e passar a impressão de que o orador é também alguém importante.
Esses elementos são de extrema importância para que sejam selecionados com quais pessoas queremos e desejamos nos relacionar. Para isso, é possível analisar as conexões sob a ótica da “Singnalling Theory”. Nessa teoria, é feita uma relação direta entre sinal x qualidade subjacente que representa.
Procuramos nos indivíduos uma série de qualidades que sejam compatíveis com nossa personalidade. Todavia, perceber essas qualidades em um curto espaço de tempo não é fácil. Por isso, é de extrema importância estar atento aos sinais que a mesma transmite.
No âmbito digital, onde as interações não acontecem de maneira repetida como na vida real, os receptores devem confiar nos sinais. No ciberespaço, uma opinião de um indivíduo acerca de outro, pode se espalhar através de uma comunidade e com isso fazer com que o “outro” encontre dificuldades de interação. Nas redes sociais, esse é um conceito que permite a cooperação através de uma estrutura de manutenção da reputação.

Tópico 2 - Expor conexões para verificar identidade pessoal e assegurar co-operação: A autora apresenta duas formas de se fazer uma previsão acerca de uma exibição pública: 
- Uma vez que as conexões são ligadas a um perfil confiável, isto sugere que a auto-apresentação é honesta. 
- Desde que a o perfil faça alguma conexão, o que significa torná-la pública, isto deve garantir o comportamento co-operativo.
Mesmo assim, é fator crucial saber identificar a identidade, uma vez que é muito comum no mundo virtual a utilização de perfis fakes. Diferente do mundo real, onde a identidade é composta também por um corpo. No âmbito virtual, a identidade é mutável, onde se é possível criar pseudônimos e manipular imagens e informações, podendo assim agir livremente. 
Em situações, tais como jogar online, a facilidade de criação de personagens imaginários e pseudônimos é plenamente aceitável. Porém, em muitas situações como apoio, troca de bens e serviços, encontrar amigos e procurar empregados, não é. Assim, o custo de ser enganado pode ser relativamente alto, e vale a pena assumir e demandar custos maiores de forma poder confiar na identidade alheia.
Tópico 3 – Formação de conexões e combinando contextos: Os sites de redes sociais tem como principal objetivo ajudar os indivíduos a fazer novas conexões. Parte-se do pressuposto de que existe um contato anterior no mundo real, ou simplesmente ter conexões em comum. Essa é uma situação normal, uma vez que no mundo real ao conhecer um novo indivíduo, busca-se estabelecer contatos em comum.
Uma boa razão para se formar conexões são os focos de interesse. As pessoas buscam se conectar a outras que possuem interesses, amigos e experiências em comum para que assim seja possível formar uma rede de conexões. A busca de conexões através de um foco de interesse acaba por muitas vezes limitar as conexões do indivíduo.
Além de interesses, experiências e objetivos em comum, pessoas também podem vir a se tornar um foco de interesse.

Tópico 4 – A expansão da rede: O objetivo das redes sociais é expandir seus contatos. Conhecer novas pessoas, obter novas oportunidades e formar novas conexões de uma maneira mais prática e simples do que no mundo real. O indivíduo com o qual a pessoa se deseja conectar está a simplesmente um clique de distância.
Uma grande rede de amigos no mundo real pode sair bastante caro, uma vez que necessitaríamos nos conectar através de redes telefônicas e encontros esporádicos, além do fato de que seria impossível manter contato com todos os amigos de maneira simultânea. Todavia, no mundo virtual, com apenas um email pode-se resolver essa questão e se conectar a todos os amigos ao mesmo tempo.
A construção de laços e redes pode variar de cultura para cultura, e de pessoa para pessoa. Em muitos lugares, a rede pessoal é essencial na vida diária. Porém, para a construção desses laços é necessário uma série de fatores como o contexto em que se formaram, a frequência de contato e a proximidade da relação.

Tópico 5 – A evolução dos sites de redes sociais/Conclusão: Os sites de redes sociais continuam crescendo de maneira acentuada e tudo indica que essa tendência continuará pelos próximos anos. A grande maioria desses sites já recebem investimentos significativos.
Porém, há também indícios que de os sites de redes sociais possam vir a ser apenas uma mania recente. Os comportamentos são bastante semelhantes na maioria dos sites de redes sociais, partindo do pressuposto de que todas elas tem um ciclo de vida bastante parecido e o objetivo dos indivíduos, na grande maioria dos casos é acumular um grande número de amigos ou seguidores.
Esse fenômeno aconteceu em sites como o Friendster, Orkut e outros, e tudo indica que continuará acontecendo.
Por fim, fica a questão se os sites de redes sociais podem não vir ser uma completa revolução na forma de se viver e interagir em sociedade ou será que teremos que nos acostumar essa nova realidade.

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